O VIDEIRINHO

segunda-feira, janeiro 05, 2015

CAPCIOSAMENTE

.

O melhor para não deixar o mais ínfimo rasto do passado está no poder de inventá-lo sem medo de ser descoberto. 

Sem pegadas não há pistas; não há cadáver, querido Watson. 

Queimei todas as minhas fotos, mudei de amigos uma e outra vez e de cidade no meu perfil do Facebook (agora sou taxista em Estocolmo, casado com uma loira cujas fotos encontrei no Google e “Photoshopei” a meu lado numa atitude carinhosa).

É muito gratificante inventar a nossa própria autobiografia. 

E terapêutico também. 

Todos esses traumas que a infância nos deixou podem ser moldados consoante o nosso desejo, até ao ponto de os fazer desaparecer, e com eles as sequelas que ainda rabeiam. 


Não há nada mais do que acreditar na nossa própria ficção para esquecer o que aconteceu na realidade. 

De criança nunca fui tímido, mas sim o líder da sala de aula. 

Tão-pouco houve o complexo de Édipo: nasci órfão mas depois fui adoptado por um casal gay, dois pais e com eles vivi feliz até que fui contratado pelo “Circo do Sol” (pelas minhas habilidades contorcionistas) e comecei a viajar por todo o mundo. 

Em Tóquio conheci a Leila, tivemos dois filhos, mas tive que matá-los (a ela também) num acidente fictício porque não suportava tanta responsabilidade. 


Entretanto escrevi uns quantos livros, só para ganhar dinheiro, sob o pseudónimo de Agustina Bessa-Luís; inclusivamente contratei uma feminista de aspecto esquizóide para lhe atribuir a ela a autoria dos meus livros e não levantar suspeitas. 

E agora, como já vos disse, vivo em Estocolmo e conduzo um táxi. 

A loira que encontrei no Google não é mais que um disfarce ou dissimulação. 

Na realidade vivo numa sugestiva casa de paredes verdes com o meu noivo Alexander.
.

Sem comentários: